DOBERMANN

Origem: Alemanha
Aptidões particulares: Cão de guarda / defesa, militar, polícia.
Esperança de vida: 10 anos
Tamanho do macho: 68 - 72 cm. aprox.
Peso do macho: 40 - 45 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 63 - 68 cm. aprox.
Peso da fêmea: 32 - 35 kg aprox.
Padrão FCI: Número 143 - Grupo 2





Origem e história da raça
O Dobermann é uma raça Alemã que tem o nome do seu primeiro agricultor, Frédéric Louis Dobermann, um colector de impostos, gerente de um matadouro e funcionário municipal legalmente patenteado para a recolha de cães vadios. Crê-se que a criação desta raça se deveu à necessidade de Frédéric de obter um cão obediente e seguro que o ajudara com as suas peregrinações e que fosse capaz de defendê-lo no caso de ser necessário. Nas suas origens, o Dobermann descendia dos cruzamentos de Rottweiler, Manchester Terrier, Braco de Weimar, Pinscher e Pastor-de-Beauce. Posteriormente e não Dobermann mas sim outros agricultores, prosseguiam com a escolha com sangue do Galgo Inglês e de Pointer Inglês, entre outros.

Durante os dois últimos grandes confrontos mundiais, o Dobermann se consagrou no serviço ao exército com qualidade de cão de correio e médico. E actualmente, a polícia de diversos países os utilizam graças às numerosas qualidades.

Temperamento e carácter
Ao contrário do que possa parecer, o Dobermann é geralmente um cão amável e pacífico. Num ambiente familiar, é uma raça muito ligada aos seus donos e amável e paciente com as crianças. Fácil de treinar, o Dobermann é um cão muito entregue ao trabalho: eficaz, valente e com um carácter bem temperado. Uma das aptidões que os levaram a servir a polícia é o seu grau de atenção: é um cão muito atento a tudo o que acontece ao seu redor, não lhe escapa praticamente nada. É uma raça muito segura de si mesma.


Características físicas
O Dobermann possui um tamanho médio. É de estrutura forte e muito musculada. Mas isto não impede de possui um porte elegante e orgulhoso. O seu carácter, seguro, nos dá uma amostra da imagem geral do cão.

Apresenta um pêlo curto, duro, proporcionado e apertado. É uma raça que não necessita de nenhum cuidado em particular. A encontramos em cor preta, castanho-escura ou azul, com umas marcas avermelhadas bem delimitadas. Estas podem ser encontradas sobre a trufa, bochechas e pálpebras superior, garganta, pés e na parte interna das pernas.

CANTOS DE PASSAROS