Origem: Argentina
Aptidões particulares: Cão de caça.
Esperança de vida: -
Tamanho do macho: 62 – 68 cm. aprox.
Peso do macho: 40 - 50 kg. aprox.
Tamanho da fêmea: 60 - 65 cm. aprox.
Peso da fêmea: 40 – 50 kg. aprox.
Padrão FCI: Número 292 - Grupo 2
Origem e história da raça
Raça originária da província de Córdoba, Argentina. Foi criada pelo Dr. Antonio Nores Martinez, médico membro de uma antiga família indígena. Mas a obtenção do Dogo Argentino não foi casual. Graças a uma estrita selecção e a estudos de carácter minuciosos, o Dr. Nores Martinez alcançou o fim se tinha fixado obtendo uma família de herança estável. Em 1928 foi fixado um standard ao aspecto característico desta nova raça de se chamou Dogo Argentino.
No principio, este cão era considerado unicamente como cão de luta. Mas não serie esta a finalidade que caracterizou a raça. O Dr. Nores Martinez, um caçador apaixonado, introduziu estes cães em uma das suas caças. Os cães deram mostras de uma incrível aptidão para a caça. Assim, se converteram no centro de interesse destas caças e se converteu rapidamente num cão de caça, especializando-se principalmente para a caça maior. Com o passar do tempo, esta raça se adaptou a outras tarefas, convertendo-se num companheiro nobre e leal, protector dos seus donos.
Temperamento e carácter
O Dogo Argentino é um cão alegre, franco, amável, que pouco ladra e muito consciente da sua força. De resto, um Dogo Argentino bem treinado e educado nunca será agressivo com ninguém. Por isso, devemos prestar especial atenção nesse aspecto. Possui uma disposição natural dominadora (esta se nota especialmente nos machos) que o direccionará a manter lutas territoriais com cães do mesmo sexo. Se caracterizou pela caça e actualmente segue sendo um fora de serie nesse âmbito: astuto, silencioso, valente e bem preparado.
Características físicas
O Dogo Argentino, sem ser gigantesco, possui um bom tamanho. Mas o seu aspecto não é basto, mas sim harmonioso, graças à sua musculatura poderosa que se mostra visível através da sua pele sólida e elástica. A sua forma de andar, apesar de firme, é tranquilo e sossegada. As suas excelentes aptidões físicas fazem dele um verdadeiro atleta.
Possui uma cabeça de proporções média que transmite uma forma e potência brutais, Os olhos amendoados de cor preta pardo a avelã estão protegidos por pálpebras cujos bordos estão pigmentados de preto. Estão colocados a uma altura média e possuem uma expressão atenta e viva, apesar de estes se poderem tornar implacáveis em momentos de tensão, especialmente nos machos. As orelhas possuem um alto porte e estão bem separados à altura do crânio. São de comprimento médio, amplos, espessos, lisos e arredondados nas suas extremidades. Os pêlos nelas são um pouco mais curto pelo resto do corpo. Estas podem apresentar pequenas manchas.
O pêlo é curto, uniforme, liso e suave ao tacto, de um comprimento aproximado de 1,5 a 2 cm. A densidade e espessura do mesmo variarão de acordo com o clima onde o cão se encontra. Debaixo de um clima tropical, o pêlo mais delgado, deixa ficar transparente nas partes pigmentadas da sua pele. Em zonas de clima frio, o pélo é mais espesso e mais denso, o que torna possível que apareça um outro pêlo.