DÁLMATA

Origem: Croácia
Aptidões particulares: Cão de companhia, de guarda e de defesa.
Esperança de vida: 13 anos
Tamanho do macho: 56 - 61 cm. aprox.
Peso do macho: 27 - 32 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 54 - 59 cm. aprox.
Peso da fêmea: 24 - 29 kg aprox.
Padrão FCI: Número 153 - Grupo 6





Origem e história da raça
Apesar da actualidade, a origem desta raça é incerta e hipotética. Os primeiros vestígios são os quadros dos pintores italianos do século XVI. Mas esculturas sobre as tombas dos faraós do Antigo Egipto, correspondem às pinturas que datam a Idade Média, permitem assegurar que a raça Dálmata existe desde à milénios. Estas provas permitem chegar à conclusão, bastante provável apesar de não final, que o Dálmata provém da região mediterrânea.

Numa obra de Thomás Berwick publicada em 1792 encontramos a descrição e o desenho de um Dálmata. Berwick dá o nome de “Dálmata”. O primeiro standard do Dálmata foi detalhado em 1882 por um Inglês, Vero Shaw. Este standard tornou-se oficial em 1890.

Temperamento e carácter
É um cão muito activo, encantador, sensível, amistoso e brincalhão. O Dálmata é uma raça amistosa por natureza e um dos cães que melhor se adapta à convivência com as crianças. E é que é uma raça extremamente sociável e amistosa. Não é tímida nem desconfiada, nem assustadora, nem agressiva.


Características físicas
O Dálmata é um dos cães mais elegantes e vistosos que existem actualmente. Muitos de certeza que adivinharão porquê. E é que as suas características manchas pretas e a sua pelagem branca fazem dele uma autêntica preciosidade. Raça de aspecto muito activo, musculada e de linhas simétricas, é um cão com membros rectos e de pés de gato e compactos.

Possui uma cabeça alongada, com um crânio plano e sem rugas. O seu focinho também é largo e forte. A trufa varia de cor dependendo do cão: é de cor preta para os cães de manchas pretas e castanha para a variedade de cor castanha.

CANTOS DE PASSAROS