GALGO ESPANHOL
Origem: Espanha
Aptidões particulares: Cão de caça.
Esperança de vida: 12 anos
Tamanho do macho: 62 - 70 cm. aprox.
Peso do macho: 25 - 30 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 60 cm. aprox.
Peso da fêmea: 20 - 25 kg aprox.
Padrão FCI: Número 10 - Grupo 3
Origem e história da raça
A origem da raça não está de todo comprovada. Existem duas hipóteses, já que não se sabe quem introduziu este Galgo na península ibérica, se os Celtas no momento das grandes invasões ou os Mouros durante a conquista Árabe do século XIX. Este último caso é que parece mais provável. Sendo assim, o antecessor do Galgo Espanhol seria o “Sloughi” do norte de África. O que se sabe certamente é que é uma raça muito apreciada na antiga Roma.
Foram os nobres Espanhóis que cruzaram esta raça com o Galgo Inglês para assim aumentar a velocidade destes cães. Entre o século XVI e o XVIII o cão teve no grande auge na Irlanda e Inglaterra. Esta raça era muito apreciada no passado. Com prova vemos que foi imortalizada por Goya no seu quadro “La parte de caza”. E é que é um cão muito voltado para a caça. Antigamente e hoje em dia o continua a ser.
Temperamento e carácter
Já falamos da valorização deste cão na caça. E é que é um caçador robusto e resistente. Possui um olfacto pouco desenvolvido, é certo, mas compensa pela sua boa visão e a sua grande iniciativa. Normalmente é educado para a caça da lebre, apesar de ser polivalente e também pode chegar a usar-se para a caça do javali e da raposa.
E saindo do âmbito da caça encontramo-nos com um cão tímido e reservado. Muito obediente, tranquilo e doce, como todos os Galgos. É um cão muito sensível, por isso, apesar de requerer uma educação firme, esta deve ser suave.
Características físicas
O Galgo Espanhol apresenta um aspecto atlético e estilizado, com patas compridas e um peito volumoso que lhe permite alcançar grandes velocidades. Possui a silhueta compacta típica dos Galgos. É um cão de grande tamanho. A sua poderosa musculatura está mais perto do “Sloughi” do que do “Galgo Inglês”. Possui uma cabeça estreita, larga, com uns olhos pequenos, amendoados e escuros. Orelhas de porte alto, triangulares, com a ponta arredondada.
Existem duas variedades de Galgo Espanhol. O de capa típica de pêlo curto (pêlo liso e muito fino, com o pêlo ligeiramente mais comprido na parte posterior das pernas) e o de pêlo duro (com um pêlo mais áspero e comprido, repartido de forma homogénea por todo o corpo. Qualquer cor é admitida.