GALGO POLACO
Origem: Polónia
Aptidões particulares: Cão polícia, de busca
Esperança de vida: 14 anos
Tamanho do macho: 70 – 80 cm. aprox.
Peso do macho: 30 - 50 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 60 cm. aprox.
Peso da fêmea: 30 - 50 kg aprox.
Padrão FCI: Número 333 - Grupo 10
Origem e história da raça
As primeiras amostras da presença do Galgo Polaco na Polónia são encontradas no século XIII. Esta raça descende provavelmente dos Galgos Asiáticos do tipo Saluki. O autor russo Sabaniejew afirmava que eram o resultado de cruzamento entre Galgos Ingleses e Borzois, mas posteriormente foi demonstrado que esta origem não era possível já que os Barzois não apareceram até ao século XVI.
As aparições do Galgo Polaco na literatura de caça são frequentes. E as representações na documentação iconográfica são conclusivas. O aspecto do Galgo Polaco não mudou praticamente nada ao longo dos anos. Se mostra que, apesar dos cruzamentos, a raça manteve o seu aspecto de origem.
Temperamento e carácter
O Galgo Polaco é um cão dono de si mesmo. É um cão confiante tímido, reservado, algo independente, mas sobretudo muito valente. Em perseguição é rapidíssimo, habilidade e muito resistente. Possui uma capacidade de reacção rápida e efectiva. Incomparável. Os seus olhos são muito expressivos e despertos. Possui um olhar penetrante. Apesar de fisicamente poder parecer tremendo, não é tão feroz como dizem. É um cão doce e inofensivo… na vida corrente. Na caça não se pode dizer o mesmo.
Características físicas
O Galgo Polaco é um cão de grande tamanho, poderoso e musculado. Apesar de seguir os passos os Galgos de pelo curto, apreciamos nele algo diferente. E é que é mais forte e menos fino que os outros. Mas como dissemos, o seu aspecto nos deixa ver a sua descendência. Os traços são muito parecidos com o Galgo Asiático, o seu antepassado. De forte esqueleto e estrutura compacta, a sua poderosa musculatura e mandíbula demonstram que este cão foi utilizado em condições muito adversas de caça ao longo da sua história.