GALGO AFEGÃO


Origem: Afeganistão
Aptidões particulares: Cão de companhia, pastor e de caça.
Esperança de vida: 12 anos
Tamanho do macho: 69 – 73 cm. aprox.
Peso do macho: 25 - 30 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 66 - 70 cm. aprox.
Peso da fêmea: 25 - 30 kg aprox.
Padrão FCI: Número 228 - Grupo 10


Origem e história da raça
Os primeiros antepassados desta antiquíssima raça foram, provavelmente, cães importados da região dotados de uma visão muito aguda, e cão indígenas das montanhas. Estamos perante um cão muito apreciado no seu país de origem, onde é utilizado para o trabalho, apesar de também para a caça da gazela (isto nos dá uma amostra inicial da rapidez que tesoura). E é até um cão polivalente: o mesmo se dedica à caça, à guarda de rebanhos e também para exposição. Estamos perante um cão muito apreciado na sua terra, mas também fora da região, sobretudo em exposições.

Temperamento e carácter
É uma raça incrivelmente inteligente e astuta. É um corredor fantástico, sendo capaz de superar os 60 km/h. E adapta-se aos mais diferentes terrenos. O seu trabalho em terrenos montanhosos é quase inigualável. Em corrida, o Galgo Afegão é capaz de girar com grande facilidade, podendo inclusive fazer mudanças de direcção de até noventa graus sem diminuir a velocidade. Vimos a sua rapidez a agilidade, mas ele também é incansável, com uma resistência física incomparável. Fora da caça é um cão majestoso: caminha com elegância, como se fosse o centro da atenção sempre.

De carácter calmo, voluntarioso, susceptível e pouco expressivo. É bastante independente e não gosta de ser chateado. É carinhoso com o seu dono, apesar de distante e altivo dos demais. Deve ser educado com firmeza, mas sem qualquer atitude brusca por causa da sua susceptibilidade. Possui um olhar penetrante e algo feroz, mas não devemos temê-lo.

Características físicas
Já comentamos que possui um olhar penetrante. Os olhos escuros de forma amendoados são penetrantes ou distraídos, dependendo da confiança que o cão tenha. As suas orelhas são amplas e largas. E estão cobertas por um pêlo suave e algo comprido. A característica desta Galgo é o seu pêlo: fino, espesso, sedoso e comprido em todo o corpo. É especialmente comprido na cabeça, nas laterais do corpo e nas patas. É uma raça que não muda o pêlo, com um crescimento para ávida. Assim que alguns exemplares já adultos podem ter o pêlo que chegue até ao chão.

CANTOS DE PASSAROS