CANE CORSO

Origem: Itália
Aptidões particulares: Cão de guarda.
Esperança de vida: -
Tamanho do macho: 64 - 68 cm. aprox.
Peso do macho: 44 - 50 kg aprox..
Tamanho da fêmea: 60 - 64 cm. aprox.
Peso da fêmea: 40 - 45 kg aprox.
Padrão FCI: Número 343 - Grupo 2

Origem e história da raça
Este dogue Italiano, primo do Mastim Napolitano, descende dos molossos presentes na península da antiguidade. “Corso” é uma palavra Italiana que designa o pátio da quinta e por extensão ao cão que o guardava. E é que a função deste cão era essa: guardião da quinta e do gado. Esteve a ponto de se extinguir mas felizmente em 1970 uns quantos aficionados da raça se encarregaram de multiplicá-la e conservá-la.

Temperamento e carácter
É por sua vez uma companhia tranquila em casa e um desportista infatigável fora. Seguro em família, é afectuoso sem chegar a ser dependente. O Cane Corso é um cão de guarda atento. Muito receptivo à obediência. Para além disso, é um cão pouco dominante. Tolerante também com os seus congéneres, quando são do mesmo sexo.

Características físicas
O seu tamanho varia entre os 60 e os 60 cm de comprimento para uns 40 a 50 kg de peso. De qualquer das formas, a constituição do Cane Corse é funcional mas sedutora, já que mostra potência e pureza de formas. A sua composição é rectangular, com um esqueleto forte, membros bastante longos e musculadas e um peito firme. A sua cabeça de molosso tem uma testa forte e uma mandíbula ligeiramente curvada. Assim é o Cane Corso.

CANTOS DE PASSAROS