CANICHE
Origem: África
Aptidões particulares: Cão de companhia, de caça.
Esperança de vida: -
Tamanho do macho: -
Peso do macho: -
Tamanho da fêmea: -
Peso da fêmea: -
Padrão FCI: Número 9 - Grupo 2
Origem e história da raça
Apesar de não está de todo provado, parece mais que provável que a origem desta raça é Africana, pelo que os primeiros exemplares chegaram à Europa no século VII, por meio das invasões Árabes. O cruzamento destes cães Africanos com cães locais originou a raça actual. O Caniche descende da raça “Barbet” com a qual compartilha muitas características. Os agricultores se esforçaram para obter exemplares de cor uniformes.
O seu carácter amável, festivo e fiel fizeram do Caniche um cão muito popular como cão de companhia. Mas não só foi por essa característica, mas também pela variedade que podemos encontrar nesta raça: Quatro tamanhos e diferentes cores que cada um pode escolher segundo a sua preferência.
Temperamento e carácter
Possui umas qualidades que lhes permitem adaptar a quase qualquer meio. É um cão muito activo. Muito fiel, sensível à falta de mimos e algo ciumento com outros cães ou pessoas que os posam roubar, integra-se perfeitamente no entorno familiar e colhe muito afecto a todos os membros dela. É considerado unanimemente como um dos cães mais inteligentes. A sua memória e vivacidade fazem dela uma raça fácil de educar. Contudo teremos que dizer que possui uma personalidade forte.
Características físicas
O Caniche é uma raça de proporções medianas. O seu pêlo crespo é um traço especialmente característico desta raça. Possui uma pelagem lisa ou encaracolada. É um animal inteligente, sempre alerta, muito activo, de constituição harmoniosa e muito elegante e nobre.
Possui uma cabeça bem moldada com o pescoço sólido, forte, de comprimento médio e ligeiramente arqueado por detrás da nuca. A sua trufa é manchada e desenvolvida. A cor da trufa dependerá da cor do cão: é preta nos cais pretos, brancos e cinzentos, e castanho nos cães castanhos. Nos cães de cor damasco, a cor da trufa pode ser de uma cor de toda a gama de castanho-escuro, podendo chegar inclusivo ao preço.
Os seus olhos expressivos transmitem uma expressão ardente. São ligeiramente oblíquos e amendoados. A cor dos mesmos, tal como a trufa, varia segunda a cor da pelagem. Podem ser de pretos ou pardos muito escores nos exemplares pretos, brancos, cinzentos ou damascos. Nos Caniches de cor castanha, os olhos podem ser de cor âmbar escuro as orelhas são largas e caem ao longo das bochechas. São planas e aumentam atrás de onde se colocam enquanto arredondam na extremidade. Estas estão cobertas de pêlos ondulados muito compridos.