Origem: Escócia
Aptidões particulares: Cão de companhia e de caça.
Esperança de vida: 13 anos
Tamanho do macho: 28 - 31 cm. aprox.
Peso do macho: 6 - 8 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 26 - 30 cm.aprox.
Peso da fêmea: 6 - 7 kg aprox.
Padrão FCI: Número 4 - Grupo 3
Origem e história da raça
Se distingue entre os Terriers Ingleses, altos e Escoceses, de um tamanho mais baixo. Entre estes últimos, o Cairn Terrier é um dos mais próximos do tipo original. Nascido em Highlands, foi utilizado para desenterrar os pequenos depredadores que vivam por la. Diferentes descendências são conhecidas. Em 1860 a raça aparece em exposição como “Skye Terrier de pêlo curto”, tomando o seu nome actual após o seu reconhecimento oficial em 1911. Um Cairn é uma colina de pedra onde certos animais se refugiam. Actualmente é um dos Terriers mais populares.
Temperamento e carácter
Travesso e teimoso, o Cairn Terrier tem um temperamento intrépido mas com todos os encantos dos Terriers. Não há nada que mais goste do que partilhar de perto todas as actividades dos seus donos. É um amigo bastante fiel para as crianças. Muito dinâmico, é um cão brincalhão incansável. Não tem medo de nada e pode inclusive mostrar-se descarado com outros cães.
Características físicas
Mede cerca de 26 – 31 de cruz e pesa entre 6 a 8 kg. Como vemos, o Cairn Terrier é um cão pequeno, muito sólido e muito pouco sofisticado. Possui um corpo compacto, de comprimento moderado e de patas não demasiado curtas, para ser um Terrier Escocês. A cauda está sempre direita verticalmente. A cabeça, bastante pequena, apresente um crânio largo e uma testa poderosa.
Os seus olhos escuros mostram uma expressa travessa. As suas orelhas são pequenas e pontiagudas. O pêlo é rijo e algo desgrenhado geralmente na cabeça. As cores da pelagem são diversas.