DOGUE CANÁRIO

Origem: Ilhas Canárias
Aptidões particulares: Companhia, caça e salvamento em montanha
Esperança de vida: 11 anos
Tamanho do macho: 67 cm. aprox.
Peso do macho: 30 - 50 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 60 cm. aprox.
Peso da fêmea: 30 - 50 kg aprox.
Padrão FCI: Número 255 - Grupo 5





Origem e história da raça
O Dogue Canário descende do antigo Dogue Espanhol. É originário do Tenerife, nas Ilhas Canárias. Presente no estado selvagem nesse território desde das suas origens, o Dogue Canário foi domesticado ao longo da história para trabalhar como cão de rebanho e de guarda. Já nos séculos XVI e XVII, com a chegada dos Britânicos e dos seus cães, o Dogue Canário passa a ser utilizado também em combates de cães.

Estes combates estavam no auge naquela época e neles, o orgulho dos agricultores estava em jogo. Felizmente para os cães, em 1940 as autoridades internacionais proíbem as lutas de cães. Mas o que era uma boa notícia quase resultou numa tragédia para a raça. E é que se produziu uma decadência do interesse por esta raça até quase levá-la ao desaparecimento. Felizmente de novo, uns apaixonados do cão Dogue Canário se preocuparam e decidiram preservá-lo.

Ao redor dos anos 70, o Dogue Canário conheceu de novo um auge e as petições por ele chegaram de todas as partes da península. Mas para não cometer erros do passado, os agricultores afirmam em 1982 uma carta de autenticidade e criar o “Clube Espanhol do Dogue Canário”. Em 1989, se homologa o standard proposto pelo clube.

Temperamento e carácter
O Dogue Canário é um excelente guardião e um companheiro excepcional. É um cão muito ligado aos seus donos, com o que gosta de estar a cada instante. É uma raça carinhosa e muito doce. Como as crianças se porta muito bem: é um bom amigo e possui um carácter protector. É também um desportista incrível. Por isso, podemos pedir-lhe que te acompanhe em quase qualquer desporto que queiras compartilhar com ele. Estará encantado por praticar a teu lado.

Mas nem tudo são boas notícias. Esta raça possui um lado teimoso que faz com que não seja de todo apropriado para os principiantes. É um cão dominante, com muito carácter, pelo que requer uma certa experiencia, principalmente, um carácter forte e firme para poder educá-lo perfeitamente. Outro aspecto que não é bom de todo é que o Dogue Canário tem dificuldades em estar em contacto com outros machos. Pode facilmente dar-se mal com eles, voltando às suas origens. Nesses momentos é quando uma mão firme é mesmo necessária.

Mas em geral, é um cão nobre e afectuoso, longe de estereótipos que foram criados dele. Ao conhecê-lo te surpreenderás pelo seu generoso carácter.


Características físicas
Apresenta uma potente condição física e uma incrível agilidade. De tamanho média e de costas curtas e rectas, possui uns músculos poderosos e bem definidos, com um perfil recto. A sua cauda, de base ampla e esticando-se até chegar à ponta, é de posição alta e é flexível.

A sua cabeça é maciça e quadrado. O seu pescoço, tal como o resto do seu corpo, é poderoso e musculado. Possui uns dentes fortes bem afiados. O seu nariz é amplo, de cor preto intenso. Os seus olhos, grandes e ovais.

CANTOS DE PASSAROS