Origem: Alemanha
Aptidões particulares: Cão de companhia, de guarda.
Esperança de vida: 9 anos
Tamanho do macho: 75 - 85 cm. aprox.
Peso do macho: 50 - 70 kg aprox.
Tamanho da fêmea:72 - 83 cm. aprox.
Peso da fêmea: 45 - 68kg aprox.
Padrão FCI: Número 235 - Grupo 2
Origem e história da raça
O Dogue Alemão também é chamado Grand Danois ou Grande Dinamarquês. Estes diferentes nomes demonstram a controvérsia sobre a sua origem. Os antepassados imediatos do Dogue Alemão actual seriam o antigo “Bullenbeisser” e os grandes machos feitos para a caça do javali. Estes cães eram de uma conformação intermédia entre um poderoso e enérgico Mastim e um Galgo rápido.
Temperamento e carácter
É uma raça com um bom carácter e uma boa socialidade com outros animais. De qualquer das formas, o seu dono deve ter com ele uma educação firme. Assim o cão crescerá equilibrado e prevenimos qualquer comportamento agressivo, particularmente até aos estranhos e crianças.
De qualquer das formas, um Dogue Alemão bem domesticado não é um cão agressivo. E é que possui um carácter tranquilo. É um excelente cão de guarda, mas não pela sua enorme ferocidade pois não a tem. É mais pelo seu aspecto imponente e o seu enorme tamanho que assustam qualquer um. De resto, falando da sua ferocidade, é o cão menos feroz de todos os molossos.
Características físicas
Este molosso é cheio de orgulho, força e elegância dentro do conjunto cheio de nobreza. É uma raça grande e poderosa, mas de constituição harmoniosa. E esta nobreza e harmonia do seu aspecto, unido à sua silhueta perfeitamente proporcionada e do seu olhar expressivo faz dele um dos cães mais perfeitos e belos do mundo. De resto, é chamado “O Apolo dos cães”. E é que o possui uns movimentos harmoniosos e ágeis.
A pelagem do Dogue Alemão é lisa, curta e de aparência brilhante. Encontramos três variedades independentes: a pelagem fulva e malhada, o arlequim e preto e o azul. A sua pele está colada e perfeitamente pigmentada nos cães de cores sólidas. Nos cães de tipo arlequim, a distribuição do pigmento normalmente corresponde com as manchas.