LABRADOR RETRIEVER
Origem: Inglaterra
Aptidões particulares: Cão de companhia, guia e de caça
Esperança de vida: 13 anos
Tamanho do macho: 56 - 57 cm. aprox.
Peso do macho: 30 - 35 kg aprox
Tamanho da fêmea: 54 - 56 cm. aprox.
Peso da fêmea: 30 - 33 kg aprox.
Padrão FCI: Número 122 - Grupo 8
Origem e história da raça
No século XVI, os Europeus colonizam o Labrador, península oriental do Canadá e a ilha de Terranova, para explorar as zonas com bacalhau. Os cães que levaram, cujas origens não se conhecem certamente, os assistem. No século XVIII, o cão de Saint John de desmarcaria como uma raça mais pequena do que a Terranova. É adoptado pelos Ingleses no século XIX, que atraídos pelas suas qualidades de excelente nadador fazem dele um cão cobrador. Nos nossos dias, o Labrador alcançou cotas de popularidade enormes.
Temperamento e carácter
Se o Labrador Retriever conquistou tantas famílias é graças às suas maravilhosas qualidades e a sua excelente conduta. É dócil, terno, receptivo, amável com toda a gente, seja homem ou animal. É um cão que não suporta a solidão. É um dos cães amistosos por excelência. É um cão muito desportista, não devemos esquecê-lo, pelo que necessita de muito exercício e movimento para que não se torne muito inactivo.
Características físicas
De tamanho média, entre 54 e 57 de comprimento, é um cão de constituição sólida. Possui um esqueleto bastante forte, apesar de não ser um cão obeso. A sua cabeça, de crânio bastante amplo, apresenta suaves curvas. Graças ao seu pêlo curto mas denso e áspero, podem suportar as temperaturas das águas geladas. A cor da pelagem do Labrador Retriever é amarela, preta ou chocolate. A cauda é parece com a das lontras.