KOMONDOR
Origem: Hungria
Aptidões particulares: Cão pastor.
Esperança de vida: -
Tamanho do macho: 75 - 85 cm. aprox.
Peso do macho: 50 - 60 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 70 - 80 cm. aprox.
Peso da fêmea: 45 - 50 kg aprox.
Padrão FCI: Número 53 - Grupo 1
História e origem da raça
Esta raça Húngara é aparentada com os molossos protectores de rebanhos. O significado do seu nome é uma incógnita. Supomos que este cão acompanhava os Magiares, povo nómada que se estabeleceu na actual Hungria no século X. As suas origens são as comuns à dos pastores Russos e Asiáticos. Durante séculos, esta raça guardou os cordeiras em Puszta, na grande planície do este do país. O seu reconhecimento oficial foi feito no ano de 1960. É bastante raro encontrar exemplares desta raça.
Temperamento e carácter
Inteligente, reconhece rapidamente os seus chegados e o seu dono e sabe dar-lhes uma boa recepção. As crianças podem ser impressionadas no inicio, à primeira vista, com as suas dimensões, mas o Komondor sabe como fazer ser aceite e querido. Adora as crianças e é um excelente protector. O dono deve ser o seu dono em todos os sentidos do termo. Ou seja, necessita de uma educação firme. O Komondor é um cão que se educa e socializa-se desde pequeno.
Características físicas
O Komondor apresenta um aparência pouco estilizada. É um cão grande e poderoso com um corpo de formato ligeiramente rectangular. Possui um esqueleto forte, com os membros bastante largos, as costas amplas e o peito também amplo. Na cabeça apreciamos o crânio avolumado, com um stop perfeitamente marcado e uma tecta ampla. As suas orelhas são pingentes. Mas a característica excepcional do Komondor é a sua assombrosa pelagem comprida e lanuda. Esta pelagem protege das alterações ambientais e de qualquer variação extrema do clima. A cor é sempre o branco.