CÃO D'ÁGUA ESPANHOL

Origem: Espanha
Aptidões particulares: Cão de salvamento na água e de caça
Esperança de vida: -
Tamanho do macho: 44 - 50 cm. aprox.
Peso do macho: 18 - 22 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 40 - 46 cm.aprox.
Peso da fêmea: 14 - 18 kg aprox.
Padrão FCI: Número 336 - Grupo 8

Origem e história da raça
O Cão d’Água Espanhol é nativo das regiões do sul de Andaluzia. Foi utilizado como cão de caça e auxiliar de pesca desde das suas origens. Mas, segundo algumas teorias, chegou a Espanha com os conquistadores Árabes no inicio da Idade Média. Este cão também é conhecido com o sobrenome de “Turco”, devido aos pastores de origem Magrebe que os levavam com os rebanhos.

Temperamento e carácter
Exemplo de equilíbrio, o Cão d’Água Espanhol reúne condições de conduta inigualáveis. É um cão alegre, afectuoso, incrivelmente sociável e adora trabalhar. Adapta-se a qualquer situação. Fiel, obediente, valente e muito equilibrado. Possui umas excelentes aptidões de aprendizagem graças à sua extraordinária facilidade de compreensão.

Características físicas
Na raça Cão d’Água Espanhol, a fêmea mede entre 38 a 45 cm enquanto o macho mede entre 41 a 50 cm. É um cão com o corpo ligeiramente mais comprido do que alto, de pescoço curto, peito profundo e a barriga ligeiramente levantada. A cabeça é forte e apresente uma testa e crânio paralelos, apesar de uma ser ligeiramente mais curta do que a outra. Possui um stop discreto. Os olhos são ligeiramente oblíquos. O pêlo, riscado e lanudo, pode ser branco, preto, castanho, preto e branco e castanho.

CANTOS DE PASSAROS