LOBO CHECOSLOVACO
Origem: Antiga Checoslováquia
Aptidões particulares: Cão de guarda / defesa
Esperança de vida: 13 anos
Tamanho do macho: 60 cm. aprox.
Peso do macho: 26 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 60 cm. aprox.
Peso da fêmea: 20 kg aprox.
Padrão FCI: Número 332 - Grupo 1
Origem e história da raça
Libejovice, Checoslováquia, anos 50. Para o uso de guardas fronteiriços se empreende uma experiência com o fim de melhorar o resultado físico e as condições dos seus Pastores Alemães. Para isso, foram cruzados com lobos. Os primeiros híbridos nascem em 1958. Outra vertente desta experiência se inicia em Bychory. Dentro do contexto político destes cruzamentos, os cães são quase todos enviados nos anos 80 à Eslováquia onde as guardas fronteiriças de Bratislava recuperam o programa. No total foram quatro lobos e diversos Pastores Alemães que foram utilizados para construir esta nova raça. Esta foi reconhecida oficialmente em 1994.
Temperamento e carácter
Em relação ao temperamento, o Cão Lobo Checoslovaco também está muito próximo dos seus antepassados selvagens. Desconfiado com os estranhos, ele cria entre ele uma distância de segurança que há que respeitar. Em todo o caso ele é extremamente tolerante com as crianças. Apresenta muito afecto com o seu dono, apesar de forma pouco demonstrativa. Com uma educação paciente e firme, esta raça se mostrará obediente. A matilha de cães é o seu meio natural.
Características físicas
É com o lobo quem se parece mais. Com um tamanho de 60 a 65 cm como mínimo dependendo do sexo, o seu corpo estilizado é mais comprido do que alto, com ângulos moderados e as costas completamente rectilíneas. A cabeça é triangular e as orelhas são muito firmes. Vários detalhes recordam bastante o lobo: o seu peito pouco rebaixado, o seu porte baixo da cauda, os seus olhos amendoados, os seus pés fortes e alargados, a sua pelagem cinzenta de pêlo curto mas muito proporcionado, …