BULLDOG FRANCÊS

Origem: França
Aptidões particulares: Cão de companhia e de guarda.
Esperança de vida: -
Tamanho do macho: 30 - 36 cm. aprox.
Peso do macho: 8 - 14 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 28 - 34 cm. aprox.
Peso da fêmea: 8 - 14 kg aprox.
Padrão FCI: Grupo 9 – Secção 11


Origem e história da raça
O Bulldog Francês é uma raça que provavelmente descente, como todos os Bulldogs, dos Molossoides de Epire e do Império Romano (parentes ambos do Bulldog Inglês), dos Alanos da Idade Média e dos Bullldogs da França. Mas a raça Francesa que conhecemos actualmente é o resultado de diversos cruzamentos realizados por criadores apaixonados dos barros populares de Paris na década de 1880. Nessa época, estes cães eram companheiros dos funcionários do mercado central de Paris.

Mas esta amigável e agradável raça conquistou muito rapidamente a alta sociedade e os artistas Parisienses e do mundo, graças ao seu físico particular e o seu extraordinário carácter. O primeiro clube desta raça se funde em 1880, em Paris, claro, contudo o primeiro standard não foi estabelecido até ao ano 1898.

Temperamento e carácter
Cão sociável, amigável, incrivelmente alegre, brincalhão e desperto. Mas é por isso que podemos dar esta aparência encantadora. E tudo isso somado faz com que os cães desta raça sejam irresistíveis. A sua maior qualidade é o afecto que consagra ao seu dono. É um cão que prefere a presença dos donos do que longa carícias ou brincadeiras intermináveis.

Evidentemente que este amor exclusivo pode torná-lo ciumento e possessivo, pelo que o dono deve ser firme não ceder aos olhos do animal, se não quer ser escravo dele. Uma boa educação a partir da idade mais jovem é primordial. Há que mostrar-se firme sem excesso e usar luvas de veludo com uma mão de ferro.

Características físicas
Os Bulldog Franceses são uma raça robusta e forte, do seu pequeno tamanho e das suas proporções reduzidas e algo rechonchudas. De pêlo curto, cara pequena e achatada, possui um aspecto de um animal activo, desperto, musculado, de estrutura compacto e ossos sólidos.

A sua cabeça é forte, ampla e quadrada e está recoberta pela pele, da qual forma rugas quase simétricas. O seu nariz é amplo, muito curto e levantado. Os seus grandes olhos, bem arredondados, transmitem uma expressão desperta e alegre. Os olhos se apresentam baixos e bastante longe do nariz e das orelhas. As suas orelhas são de tamanho médio, amplas na base, redondas na ponta e sempre erguidas. A pele das mesmas é fina e suave ao tacto.

CANTOS DE PASSAROS