Origem: Inglaterra
Aptidões particulares: Cão de companhia, de guarda e de defesa.
Esperança de vida: 13 anos
Tamanho da raça: 35 - 50 cm. aprox.
Peso da raça: 20 - 40 kg aprox.
Padrão FCI: Número 11 - Grupo 3
Padrão AKC: Terrier
História e origem da raça
A raça Bull Terrier provém do cruzamento entre Bulls eTerreirs Britânicos. Contudo nas veias deste cão encontramos principalmente sangue de “Old English White Terrier”. Combateu muito tempo contra animais selvagens, ursos, touros até fez frente a cavalos. Infelizmente, sempre foram cães utilizados em lutas. E ainda hoje que as lutas são proibidas, continua a existir combates clandestinos onde o Bull Terrier é protagonista.
Apesar da raça ser conhecida desde do começo do século XIX, o standard autorizou apenas os cães coloridos em 1920 quando contribuíam com sangue novo para os cães brancos que entre muitos nasciam surdos.
Temperamento e carácter
O Bull Terrier possui um temperamento afável e submete-se facilmente às ordens do seu dono. São particularmente amáveis com as pessoas, mas também obstinados e teimosos. E é precisamente essas duas características, a sua obstinação e teimosia, que faz desta raça não seja apta para principiantes deste tipo de cão. É um cão com que tem de se ser muito constante e firme para que não estabeleça o seu poder sobre o dono.
O Bull Terrier é o gladiador da raça canina, cheio de ardor e coragem. É único pela sua teimosia e pela sua testa que se é mais salientada da sua cabeça oval.
Características físicas
Cão forte, musculado, bem proporcionado e activo, a sua expressão é viva e inteligente. Possui uma cabeça larga e forte. Observando-a de frente é oval e perfeitamente preenchida, sem quaisquer rugas. A parte superior do crânio é quase plana de uma orelha à outra. O perfil se encurva para baixa, desde da parte superior do crânio até à trufa que é escura e inclinada para baixo. O pescoço é muito musculoso, largo, com um perfil superior curvado e vai se esticando desde dos ombros até à cabeça. Não tem papada.
Os ombros são fortes e musculoso sem estarem carregados. As omoplatas são amplas e bem coladas à parede torácica. As costas são curtas e fortes. A linha de cima é horizontal atrás da cruz. Ela forma uma curva ligeira sobre o rim que é amplo e bem musculado. Os músculos são bem tonificados e as pernas bem desenvolvidas.
Os dentes são fortes, de boa forma e perfeitamente colocados. Estes funcionam perfeitamente, de forma regular e completa. Os seus olhos são estreitos, triangulares, colocados em posição oblíqua, de cor escura ou de um pardo tão escuro que parece preto. Possui orelhas pequenas, delgadas e próximas entre eles. O cão deve poder tê-las muito firmes e devem levantar-se verticalmente.
A sua cauda é curta, rebaixada, ampla na base e esticando-se até acabar numa ponta fina. O seu pêlo é curto, liso, unido, rijo ao tacto e muito brilhante. O cão pode mostrar no Inverno um segundo pêlo com uma textura suave. Nos cães brancos, a pelagem deve ser de um branco puro. Nos cães de cor, a cor predominante deve ser o branco.