RAÇA BOXER

Origem: Alemanha
Aptidões particulares: Cão de companhia, cão guia, cão de guarda.
Esperança de vida: 11 anos
Tamanho do macho: 57 - 63 cm.
Peso do macho: 28 - 32 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 53 - 59 cm.
Peso da fêmea: 28 - 32 kg aprox.
Padrão FCI: Número 144 - Grupo 2


Origem e história da raça
Esta raça é originária da Alemanha. A raça Boxer é muito jovem já que apenas foi obtida à cerca de um século, aproximadamente, graças ao cruzamento de várias raças. No Boxer encontramos sangue de 5 raças. Estas raças são a raça Bullbeinser 8mordedor de touros), da Baerenbeisser (mordedor de ursos), da Brabanter da Bélgica, da Dazinger da Polónia e do Bulldog Inglês. Como podemos ver, todas elas são raças de antigos cães com focinhos amplos e respingões.
O Boxer era ma raça pouco conhecida fora da Alemanha até depois da Segunda Guerra Mundial, quando muitos soldados importaram exemplares destas raças para os seus lugares. O primeiro exemplar inscrito no livro das origens da raça foi em 1895.

Temperamento e carácter
É um cão que necessita de u treino sólido, firme e com carácter, impondo ao do cão. Devemos conseguir acalmar os seus nervos, conseguir que fique seguro de si mesmo e que permaneça calmo e equilibrado. E é que é um cão alegre e amistoso, mas que ignora o medo quando se chateia. Ainda assim, não é um cão complicado de educar graças à sua docilidade, a sua segurança e a sua coragem. O Boxer é uma raça forte e predadora. Para evitar que aflore no cão esse instinto caçador, devemos saciá-lo e cansá-lo co muito exercício e muitos jogos. A fêmea é mais agressiva do que o macho.
O afecto e a fidelidade que transmite até ao seu dono e a toda a sua família são excepcionais, assim como a sua vigilância e a sua coragem como defensor. Mas apesar da sua família estar fora de perigo, é um cão de natureza desconfiada em relação ao estranho. Possui um carácter franco, sem nenhum tipo de falsidade nem hipocrisia e conserva estas qualidades conforme vá envelhecendo. O Boxer necessita de atenção constante, exercício e muito amor por parte dos seus donos. Se o cão se sentir sozinho, aborrecido ou esquecido é quando pode tornar-se problemático.

Características físicas
De corpo compacto, poderoso, pelagem brilhando e colada ao corpo. As suas patas traseiras são fortes, rectas e muito musculadas. Os quadris traseiros também são poderosíssimos e bem angulados. A mandíbula inferior ultrapassa a superior, curvando-se para cima.
Possui um focinho amplo e escuro, com as fossas nasais bastante abertas. As orelhas do Boxer são de alta elevação. Os seus olhos, muito escuros, são muito expressivos e transmitem e irradiam uma inesgotável energia e uma tremenda inteligência.

CANTOS DE PASSAROS