RAÇA BORZOI

Origem: Rússia
Aptidões particulares: Cão de caça, de companhia
Esperança de vida: -
Tamanho do macho: 70 - 82 cm. aprox.
Peso do macho: 35 - 45 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 68 - 84 cm. aprox.
Peso da fêmea: 34 - 44 kg aprox.
Padrão FCI: Número 193 - Grupo 10


Origem e história da raça
Implacável caçador de lebres, raposas e lobos, o Borzoi é o Galgo da nobreza Russa antes da revolução de 1917 que o educavam em grupos, juntamente com matilhas de cães corredores. Desde do final do século XIX que o vemos com grande criação na Europa e América.
A princípio do século XX, o Borzoi ou Galgo Russo adquiriu um prestígio e um apreço entre a sociedade no intervalo entre guerras. Numerosas representações (quadros, postais, anúncios, …) ficaram como testemunhas dessa época. Mas com a Segunda Guerra Mundial, a sua fama desapareceu, como a da maioria dos Galgos no semi-anonimato dos apaixonados desta raça.

Temperamento e carácter
Raça muito calma e reservada em aparência, mas na realidade é um cão afectuoso que necessita de amor para abrir-se totalmente. É um cão voluntarioso e algo caprichoso. Não há que deixar que se deixe ir na sua nem ceder aos seus caprichos se não queremos convertê-lo num cão insuportável. Todos os criadores concordam que com ele temos que ter “mão de ferro em luva de veludo”. Muito calmo em casa, é um cão sempre disposto a correr no exterior atrás de tudo o que se move e nesses momentos é muito difícil detê-lo.

Características físicas
Cão de aspecto aristocrático e elegante, possui uma constituição robusta. A sua construção é algo alongada. Faz parte das maiores raças do género canino, medindo geralmente entre 80 e 85 cm no caso dos machos e entre 72 a 78 cm no caso das fêmeas. As suas principais características (facilmente apreciável) são: uma cabeça longa, fina e cinzelada, uns olhos pretos amendoados, umas pequenas orelhas finas e móveis, um esqueleto plano, uns pés típicos dos Galgos e uma pelagem ondulada e sedosa.

CANTOS DE PASSAROS