BASSET HOUND

Origem: Inglaterra
Aptidões particulares: Cão de caça, de companhia.
Esperança de vida: 13 anos
Tamanho do macho: 33 - 38 cm. aprox.
Peso do macho: 25 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 33 - 38 cm. aprox.
Peso da fêmea: 25 kg aprox.
Padrão FCI: Número 136 - Grupo 6


Origem e história da raça
Muitos pensam que o Basset Hound é um cão de origem Americana já que esta raça de tornou muito famosa graças a algumas séries de televisão Americanas, mas não é assim: o Basset Hound é um descendente de uma antiga raça Francesa, a “Basset de Artois”, nascida em “Saint Hubert”. Muito popular em Inglaterra (inclusive Shakespeare fez uma descrição rigorosa na sua obra “Sonhos de uma noite de Verão”) foi cruzada nesse país com a raça “Cão de Santo Humberto” para obter o seu standard actual.

A sua aparente falta de jeito pode levar a enganos, pois é um cão flexível e ágil, excelente cão corredor para a caça da lebre, do coelho, do veado e até do javali. Para além de bom corredor, possui um olfacto notável.

Temperamento e carácter
De carácter tenaz e olfacto excelente, um grande instinto de grupo e com uma grande resistência, é o cão ideal para a caça. É um cão que desfruta com o exercício físico. E não só desfruta como é essencial para ele e para a sua saúde. Na cidade, não se adapta bem a não ser que lhe sejam dados longas sessões de exercício já que cão necessárias para um bom equilíbrio fisiológico do cão.

Em relação ao tratamento, são cães que nunca são agressivos mas sim doces e afectuosos. Também é uma excelente companhia das crianças, com que desfruta brincando e cuidando deles. Visto que pode tornar-se bastante teimoso, ele deve ser educado com autoridade e disciplina logo desde cachorro.

Características físicas
A sua aparente falta de jeito pode levar a enganos, pois é um cão flexível e ágil. É um cão bem proporcionado e distinguido. A raça tem rugas na frente e perto dos olhos, apesar de ser em quantidade moderada. A sua cabeça possui uma amplitude média na frente e se vai esticando ligeiramente conforme de aproxima do focinho. O seu pescoço musculado, curvado e de bom longitude apresentam um queixo realçado.

Apresenta uma trufa completamente escura, excepto nos cães de pelagem clara onde pode ser castanha. As fossas nasais são grandes e abertas. Os seus olhos têm forma de rombo, são que cor escura, apesar de poderem ser de cor pardo médio nos cães de pelagem clara. Estes transmitem calma e seriedade através dos seus olhos.

As orelhas, de porte baixo debaixo da linha do olho, são longas. Ultrapassa a extremidade do focinho se a sua longitude for a correcta, apesar de sem excesso. São estreitas, muito flexíveis, de textura fina e aveludada. Possui uma cauda bastante longa, ampla na base que vai esticando-se até alcançar a ponta.

CANTOS DE PASSAROS