BASSET AZUL DE GASCONHA

Origem: França Aptidões particulares: Cão de caça, de companhia.
Esperança de vida: -
Tamanho do macho: 34- 38 cm. aprox.
Peso do macho: 16 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 34 - 38 cm. aprox.
Peso da fêmea: 16 kg aprox.
Padrão FCI: Número 35 - Grupo 6


Origem e história da raça
Numerosas são as suposições sobre a origem desta raça, criada a partir de diferentes cruzamentos. A raça actual foi obtida através da contribuição de Griffons e Azuis da Gasconha a inicio do século passado por um agricultor Francês e a raça se especializou na caça da lebre e do veado. Posteriormente, a sua evolução foi constante tanto no aspecto da necessária melhora morfológica sobre a preservação das suas qualidades de cão de “Midi”.

Temperamento e carácter
É um cão teimoso que tem o seu instinto de caçador muito desenvolvido. Mas não só da caça se pode fazer notar pois também pode chegar a ser um cão de guarda mais do que aceitável. Cão com um olfacto excelente, activo, ágil é muito aplicado no seu modo de caçar.

É um cão que se excita e se descontrola facilmente. Cão inteligente, astuto e curioso, também é muito carinhoso e alegre. É um excelente companheiro que necessita de brincar regularmente.

Características físicas
Na raça Basset Azul da Gasconha podemos observar muitos detalhes da grande raça que provém: a Basset. É um cão de grande corpulência, apesar de não chegar à obesidade. Possui uma cabeça ligeiramente larga mas não muito ampla com um pescoço bastante longo e um pouco arqueado. Possui um queixo desenvolvido mas não em excesso.

A sua trufa é preta, ampla e com as fossas nasais bem abertas. O seu focinho é da mesma longitude que o crânio. Os seus olhos são ovais e transmitem uma expressão doce, apesar de por vezes parecer tristonho. As orelhas desta raça são características: finas, um pouco encaracoladas, acabadas em ponto e que ultrapassa a extremidade da trufa. A orelha é estreita de origem, que está situada debaixo da linha do olho.

A sua cauda, quando o cão está a descansar, deve quase alcançar o chão. A sua pele não é demasiado final. Escura ou cheia de manchas escuras, nunca deve ser totalmente branca. A sua pelagem é curta e bem proporcionada.

CANTOS DE PASSAROS