Origem: China
Aptidões particulares: Cão de companhia.
Esperança de vida: 13 anos
Tamanho do macho: 48 - 56 cm. aprox.
Peso do macho: 25 - 30 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 46 - 51 cm. aprox.
Peso da fêmea: 24 - 28 kg aprox.
Padrão FCI: Número 205 - Grupo 5
Origem e história da raça
Este cão de origens ainda desconhecidas (apesar de ser conhecido à mais de 2000 anos na China) faz parte da família da raça Spitz. Na Mongólia e Manchúria utilizavam estes cães para guardar os rebanhos. Foi inclusive cão de caça se havia necessidade, este cão foi comido em certas regiões e também se comercializava a sua pele.
Raça introduzida na Europa no ano de 1865, a rainha Victoria recebeu um exemplar deste cão de presente. Nos nossos dias, já não se utiliza este cão para a caça nem para a guarda, apenas como animal de estimação.
Temperamento e carácter
Cão bastante teimoso até ao ponto de dar mostras de desobediência às ordens. Por isso, é necessária uma educação suave mas firme e paciente. É um cão tão tranquilo que podíamos dizer impassível sem erros. A sua visão é algo inexpressiva. E é que tem a mesma expressão na visão já que seja diante uma ordem do seu amo, cumprindo um castigo debaixo da neve ou inclusive ao oferecer uma guloseima.
Características físicas
O Chow Chow possui uma extraordinária beleza e um porte muito elegante. De resto, todo ele faz lembrar um leão. De corpo compacto, baixa alçada e 1 bom equilíbrio, possui uma silhueta definida e leva a cauda sobre as costas. A pelagem pode ser de dois tipos: curta e comprida.
As suas orelhas são pequenas, grossas e levemente arredondadas na ponta e as tem-nas perfeitamente rígidas e firmes. Os seus olhos amendoados, são escuros e transmitem tranquilidade. E é que o Chow Chow é um cão incrivelmente tranquilo. Uma característica peculiar da raça é a sua língua, de cor preta azulada.