Origem: Japão
Aptidões particulares: Cão de companhia.
Esperança de vida: 11 anos
Tamanho do macho: 67 cm. aprox.
Peso do macho: 30 - 50 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 60 cm. aprox.
Peso da fêmea: 30 - 50 kg aprox.
Padrão FCI: Nº 255 - Grupo 5
Origem e história da raça
A primeira amostra da existência do Akita Inu encontramos de à muitos séculos atrás. E é que esta raça é uma das mais antigas do Japão e de quase todo o mundo. Encontramos a sua figura em desenhos que remontam à mais de 2000 anos antes da nossa era. Algo mais recentes são os dados mais concretos que se têm da raça. Entre os séculos XVI e XIX, no período Edo, o Akita era uma personagem muito importante dentro da sociedade. De resto, chegavam a ter os seus próprios lugares e servos. Apenas a família imperial e os nobres tinham direito a possuir estes cães. Falavam com eles numa linguagem especial, utilizada apenas para eles… É daqui que o Akita ganhou a sua grande nobreza, como também a inclinação para ser servido.
Algum tempo mais tarde foram feitos cruzamentos desta raça com molossos e o Akita passou a fazer parte das lutas de cães, devido à sua coragem lendária. Felizmente algumas pessoas apaixonadas por esta magnífica raça conseguiram reencontrar e reconstruir a raça para chegar ao standard que conhecemos hoje. E desde 1931 que foi declarado “Património nacional” no Japão.
Temperamento e carácter
O Akita é um cão que atrai, impressiona e fascina pelo seu físico e pela elegância que possui… mas antes de adqurir um há que conhecer bem as suas características, pois não é um cão que convém a toda a gente. Por exemplo, os números de abandono desta raça são altas e isso pode ser devido ao seu forte carácter dominador. Apesar do aspecto de “urso de peluche” não o pareça, é um cão com muito carácter e docilidade difícil.
Mas Akita não tem apenas um carácter dominador. Também é um cão em que se pode confiar, muito activo, bom cão de guarda, tranquilo, fiel, …
Características físicas
Os cães Akita Inu são de grande tamanho e constituição forte e poderosa. O seu elegante porte nos transmite toda a nobreza que esta raça possui. O seu crânio é proporcional ao tamanho do corpo. Possui uma frente ampla e um pescoço grosso e musculado, sem barbela.
Apresenta um nariz grande e de cor preta (apesar deste poder apresentar um coloração encarnada nos exemplares de pêlo branco) e um focinho longo e forte, amplo na base e estreita-se até à ponta, apesar de não ser pontiagudo. Os seus pequenos olhos, quase de forma triangular, são de cor castanhos-escuros. Também as orelhas são pequenas, grossas, triangulares e algo arredondadas nas pontas. Estão firmes e inclinadas para a frente.
A sua cauda é grossa e está vigorosamente colocada sobre as costas. A sua pelagem é na capa externa lisa e dura e a capa interna é fina e abundante.