BULLMASTIFF

Origem: Inglaterra
Aptidões particulares: Cão de companhia, de guarda e defesa.
Esperança de vida: -
Tamanho do macho: 63 - 69 cm. aprox.
Peso do macho: 50 - 59 kg. aprox.
Tamanho da fêmea: 61 - 66 cm. aprox.
Peso da fêmea: 41 - 50 kg. aprox.
Padrão FCI: Número 157 - Grupo 2


Origem e história da raça
O seu próprio nome nos indica que a raça Bullmastiff provém de cruzamentos entre a raça Mastiff e a raça Bulldog. Estes cruzamentos foram realizados na segunda metade do século XIX. A missão inicial principalmente em relação à raça Bullmastiff era a de dissuadir os caçadores furtivos de caçar nos territórios dos seus patrões. Velocidade, força e resistência os permitiam neutralizar qualquer indivíduo sem matá-lo.

Existem teorias que afirmam que a raça de São Humberto também influenciou na criação do Bullmastiff que conhecemos actualmente, contribuindo para o seu excelente olfacto para poder cheirar melhor os caçadores furtivos. O primeiro clube da raça foi criado em 1920 na Grã-Bretanha e a raça foi reconhecida em 1924 pelo “Kennel Club”.

Temperamento e carácter
Raça poderosa, esforçada, muito activa e segura de si mesma. Está cheia de ardor. São cães vigilantes, fiéis e leais aos seus donos pelo que o seu trabalho é recomendado. Graças à sua valentia, a sua obediência e a sua inteligente são excelentes guardas. É um cão fácil de conviver mas que necessita de muito espaço. Portanto, não é um cão apropriado para viver na cidade. Uma casa com jardim é o mínimo que esta raça requer.

É um cão que não gosta de ser dominado e prefere dominar a situação. Isto geralmente pode procurar ou criar problemas frente a um grande número de congéneres que não entendem esta circunstância.
Características físicas
O Bullmastiff é um cão com uma constituição poderosa, de formas harmoniosas e que transmite poder sem peso. Raça sólida e activa, a sua cabeça deve ser larga e alta e o seu pescoço, de comprimento moderado, musculoso e de um tamanho proporcional ao crânio.

O nariz é amplo com as fossas nasais muito abertas e uma trufa lisa e pontiaguda. Possui umas bochechas bem desenvolvidas e uns olhos escurecidos de cor avelã, de dimensões médias e bem separados dos focinho. As suas orelhas, pequenas e de cor mais escura que a pelagem têm a forma de V dando um aspecto quadrado ao crânio do animal.

O seu pêlo, curto e rijo, protege o cão de alguns ambientes. Alguns exemplares podem ter o pêlo comprido, sedoso e lanoso. Este é um defeito grave ao standard da raça.

CANTOS DE PASSAROS