BEAGLE

Origem: Inglaterra
Aptidões particulares: Cão de caça, de companhia.
Esperança de vida: 13 anos
Tamanho do macho: 33 - 40 cm. aprox.
Peso do macho: 12 - 17 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 33 - 40 cm. aprox.
Peso da fêmea: 12 - 17 kg aprox.
Padrão FCI: Número 161 - Grupo 6




Origem e história da raça
A raça Beagle é originária e descendente dos antigos cães corredores Franceses que foram introduzidos na Inglaterra perto do século XI, o Beagle foi cruzado com a raça Harrier para as necessidades da caça. Cão muito popular nos Estados Unidos, aí se usa muito para a caça da raposa e do guaxinim. Rápida e resistente, também é notável para a caça da lebre e do tiro ao veado e javali. Trabalha perfeitamente em grupo.
Temperamento e carácter
Quando falamos do Beagle, falamos do cão de caça por excelência. As suas aptidões para a caça são admiráveis; Possui um olfacto especialmente fino. Também possui um timbre de voz que permite dizer ao seu dono onde está o seu cão na procura da pequena caça alcançando distâncias bastante longas. É um cão muito valente e rápido. Estas são apenas algumas das muitas qualidades que tem para a caça.

Em casa, é um bom cão de companhia. É inteligente, alegre, tenaz no trabalho e sempre desperto. Contudo não é um cão de colo. É uma raça acostumada a viver em grupos, pelo que geneticamente estão predispostas para a companhia. E precisamente por isso são bons cães de companhia: Procuram companhia e se não a obtêm de outros cães, a procuram noutros donos. Esta raça precisa de muito exercício diário e muito desgaste para esgotar a sua força e energia. E devemos ter cuidado com a alimentação. É um cão muito guloso. Há que vigiar esse aspecto.

Características físicas
Apesar de todo o corpo do Beagle é musculoso, são as patas que estão especialmente musculadas. Devido à sua condição de Sabujo e ter sido criado para perseguir presas no campo, são cães energéticos, independentes e extrovertidos. Apresentam uma estrutura corporal compacta e robusta, com uma cabeça de longitude média e fina, um crânio ligeiramente avolumado e amplo, e um pescoço longo e arqueado para permitir ao cão inclinar-se com comodidade e efectividade para farejar. No pescoço mostra uma pequena papada.

A sua trufa é ampla e escura, apesar de poder apresentar pigmentações claras. Os seus olhos são de cor avelã ou pardo escuro e são de tamanho grande. Estes transmitem ternura e uma sensação como de tristeza que fazem do cão ainda mais adorável.

CANTOS DE PASSAROS