Origem: Inglaterra - França
Aptidões particulares: Cão de caça, de companhia.
Esperança de vida: -
Tamanho do macho: 45 - 50 cm. aprox.
Peso do macho: 19 - 20 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 45 - 50 cm. aprox.
Peso da fêmea: 19 - 20 kg aprox.
Padrão FCI: Número 290 - Grupo 6
Origem e história da raça
Apesar da teoria mais difundida é que o Beagle Harrier nasceu do cruzamento entre duas raças Inglesas, o Beagle e o Harrier, existe outra teoria que diz que o Beagle Harrier é um cão Francês. E a sua criação foi graças ao barão Gérard, caçador do século XIX no departamento de Landes (Aquitânia). Segundo diz a teoria, este apaixonado da caça necessitava de um cão capaz de caçar a lebre em qualquer altura e, sobretudo em más condições.
Desejava um cão de tamanho médio, bom caçador e para isso efectuou cruzamentos de Beagles com Briquets Franceses. Estes últimos deram uma boa morfologia e robustez. A sua produção particularmente importante permitiu-lhe, com a ajuda de uma selecção severa, alcançar rapidamente o resultado desejado.
Temperamento e carácter
O Beagle Harrier é um cão de matilha. O seu carácter está estabelecido segundo as regras “dominante – dominado”. É um cão doce com o homem e procura a sua presença. Com um nariz muito fino, é ideal para caçar qualquer animal, desde da lebre até ao javali. Apesar de ser um cão fogoso, é também judicioso. O seu ladrar é sonoro e é de tom agudo.
É um cão valente, cheio de ânimo e energia, inteligente, franco e afectuoso. É um animal bastante robusto, pelo que não requer um cuidado particular devido à sua boa forma física.
Características físicas
O tamanho se situa entre os 45 e os 50 cm, apesar do tamanho ideal de um Beagle Harrier é de 48 cm. Esta raça é uma raça harmoniosa, equilibrada, distinguida, ágil e vigorosa.