BRACO FRANCÊS

Origem: França
Aptidões particulares: Cão de caça
Esperança de vida: -
Tamanho do macho: 58 - 69 cm. aprox.
Peso do macho: 25 - 35 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 56 - 68 cm.aprox.
Peso da fêmea: 25 - 32 kg aprox.
Padrão FCI: Número 133 - Grupo 7


Origem e história da raça
O Braco Francês é descendente directo de uma das raças mais antigas de cães. Esta raça já foi descrita no século IV por Gaston Phebus, conde de Foix e de Béarn. É citado por um grande número de autores antigos que elogiam a sua valentia. Actualmente, é um cão excelente, dos melhores. Apesar de ter sido modificado morfologicamente ao longo da sua história, não perdeu nenhuma das suas aptidões e a sua eficácia na época.

Temperamento e carácter
É um animal bastante doce. Adapta-se perfeitamente à cidade. A sua visão é tremendamente expressiva e nela podemos apreciar a sua doçura e bondade. É um excelente cão de companhia: tranquilo, fiel e muito afectuoso. Gosta de viver e estar perto do seu dono e adora a companhia das crianças.
O Braco Francês adapta-se a todo o tipo de climas e a todas as modalidades da caça com cães. O podemos encontrar tanto na montanha como na planície. O pântano, a floresta, … É um cão sempre aplicado no seu trabalho. É uma maravilha de equilíbrio e muito fácil de educar pelo seu bom carácter. Assim o é, que muitos dizem que não é necessário sequer educá-lo.

Características físicas
Existem dois tipos de Braco Francês: O Braco Francês da Gasconha, cujo seu tamanho varia entre 58 e 69 cm, e o Braco Francês dos Pirenéus, com um tamanho algo inferior, variando este entre 47 a 58 cm. Mas ambos os cães são poderosos e fortes e também elegantes. Possuem um pêlo curto que pode apresentar-se em duas cores: castanho com partes brancas ou apenas castanho. A cor preta não é considerada no Braco Francês.

CANTOS DE PASSAROS