BOBTAIL

Origem: Inglaterra
Aptidões particulares: Cão pastor, de companhia e guardião
Esperança de vida: 12 anos
Tamanho do macho: 56 - 66 cm. aprox.
Peso do macho: 30 - 40 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 55 - 62 cm. aprox.
Peso da fêmea: 28 - 38 kg aprox.
Padrão FCI: Número 16 - Grupo 1


Origem e história da raça
O seu verdadeiro nome é “Old English Sheepdog” ou seja “Antigo cão pastor Inglês”. Quase não se conhece nada do Bobtail antes do século XVIII contudo sabe-se que existia anteriormente. Guardião ancestral de rebanhos, converteu-se rapidamente em condutor do gado. Esta raça provém sem dúvida de cruzamentos com a antiga raça Ovtcharka. A contribuição de sangue do Bearded Collie está quase provada. O Deerhound e o Caniche podiam estar também aplicados na evolução da raça. Foi em 1873 quando o primeiro Bobtail foi apresentado em exposição. Em 1880, cria-se o primeiro clube da raça e nesse mesmo ano o “Kennel Club” reconhece a raça.

Temperamento e carácter
O Bobtail é um cão fiel, afectuoso e digno de confiança, apesar de poder ser um pouco teimoso durante um treino. Muito doce e nobre, será um excelente companheiro para as crianças. É também um cão valente, brincalhão e dócil, apesar de ser também algo animado.

Características físicas
O Bobtail mede aproximadamente uns 61 cm em relação aos machos e 56 em relação as fêmeas com um peso que ronda os 30 – 40 kg. Apresente um pêlo não demasiado grisalho, áspero e abundante, com um pêlo muito denso. A sua coloração pode tomar todos os tipos de cinzento, enquanto a cabeça, o pescoço, os membros anteriores e o fundo da barriga devem ser brancos com ou sem marcas.
O crânio é amplo e volumoso, com um focinho forte, bem definido e quadrado. Apresenta olhos escuros que expressão nobreza e umas pequenas orelhas pingentes.

CANTOS DE PASSAROS